Após uma reunião com o Ministério da Saúde, ontem, a área técnica da Vigilância Epidemiológica no Distrito Federal começa a definir uma data para iniciar a campanha de vacinação em massa na capital.
“Estamos começando a vislumbrar a possibilidade [da vacinação] no final de fevereiro e início de março”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde do DF, Divino Valério, em entrevista ao Jornal de Brasília.
O subsecretário tem participado das reuniões com a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As demandas necessárias para a vacinação são alinhadas pelo Executivo junto aos governadores e prefeitos.
“Estamos participando de reuniões técnicas, mas é bastante complicado definir uma data porque depende muito mais deles [Governo Federal]”, relatou Divino.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Brasil já conta com 300 milhões de doses da vacina garantidas. Segundo ele, o imunizante estará disponível à toda a população brasileira. A previsão de início da aplicação em massa está incerta, mas o ministro estima começar em março. “Ressalto que todos no Brasil terão acesso à vacina. Todos aqueles que desejarem. Mais uma vez afirmo: tudo está sendo feito com os ritos científicos e seguindo os protocolos da agência reguladora, a qual respeitamos e [que] representa, legalmente, a autoridade no assunto”, disse Pazuello logo após a reunião com os governadores para alinhamento do plano de vacinação nacional, na última segunda-feira (8).
Ontem, no entanto, Pazuello afirmou em entrevista que poderia iniciar uma vacinação em caráter de emergência em janeiro ou até mesmo no final dezembro deste ano, caso o governo receba de imediato as primeiras doses dos laboratórios que produzem a vacina.
Comentários: