Na última sexta-feira (12) após exames em dois moradores da região do entorno, residentes das cidades de Valparaíso e Luziânia, a secretaria estadual de saúde do estado de Goiás identificou uma nova variante britânica da covid-19 em ambos. Segundo informações da superintendência de vigilância em saúde, os infectados são parentes.
A superintendência, através de Flúvia Amorim, informou ainda que os infectados tiveram contado com uma pessoa que chegou recentemente da Inglaterra, possivelmente o transmissor.
Segundo estudos, ainda não se tem evidências de que essa nova variante britânica (b.1.1.7) tem a capacidade de agravar os casos da covid-19, por outro lado, ela tem maior capacidade de transmissão, podendo infectar cada vez mais pessoas, com mais facilidade e agilidade.
Diante deste cenário preocupante, é necessário que os cuidados sejam redobrados, tendo em vista que quanto maior a transmissão da covid-19, maiores são as chances de mutações ocorrerem e surgirem novas variantes de grau elevado de periculosidade.
Comentários: