Madeirada News

MENU
Logo
Sexta, 22 de janeiro de 2021
Publicidade
Publicidade

Saúde

Cearenses recuperados da Covid-19 voltam a ter sintomas após meses da infecção

Infectologista afirma que não se trata de uma nova infecção pelo coronavírus. No Ceará, mais de 95 mil pessoas já foram recuperadas da doença

1288
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Até dois meses após contraírem o novo coronavírus, pacientes continuam apresentando sintomas ou voltam a ter manifestações da Covid-19 no Ceará. Infectologistas ainda estudam se há possibilidade transmissão da doença da doença por pessoas recuperadas, mas que não seria uma reinfecção do coronavírus.

A infectologista Melissa Medeiros, que atua no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e coordena o Ambulatório de Infectologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ambos em Fortaleza, afirma que não se trata de uma nova infecção pelo coronavírus, mas sim de processos inflamatórios causados por resquícios do micro-organismo que podem permanecer em órgãos como o pulmão, por exemplo, devido ao fato de não existir nenhum antiviral efetivo contra o Sars-CoV-2 até o momento.

Ela acompanha casos de pacientes com sintomas persistentes, e explica que “quem tem sintomas leves demais pode persistir com vírus ou restos virais por mais tempo, o que pode gerar um processo de inflamação mais crônica”. Ela compara a situação ao que aconteceu com a chikungunya, quando pessoas acometidas pela arbovirose continuaram sentindo fortes dores nas articulações.

No Ceará, mais de 95 mil pessoas já foram recuperadas da doença, considerando apenas quem foi hospitalizado, conforme dados do Integra SUS, da Secretaria da Saúde (Sesa). Apesar disso, mesmo após superarem os quadros médios ou graves da doença, cerca de quatro a cada dez pacientes veem reacender a preocupação com a infecção.

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Encaminhe sua mensagem, assim que possível estaremos te respondendo ;)