Madeirada News

MENU
Logo
Quarta, 08 de julho de 2020
Publicidade
Publicidade

Saúde

ATENÇÃO-Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira para crianças e jovens de 5 a 19 anos

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira para crianças e jovens de 5 a 19 anos - Jornal O Popular Veja mais em: https:/

2544
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começa nesta segunda-feira (10), a Campanha de vacinação contra o sarampo 2020 com meta de vacinar mais 80 mil crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos em Goiás. O objetivo agora é imunizar quem não se vacinou ou não tomou as duas doses e, para isso, 900 postos fixos estão espalhados nos municípios goianos. O dia “D” de mobilização nacional será no próximo sábado (15). Quem for aos postos deve apresentar o Cartão de Vacinação.

Devido ao surto nacional no ano passado, as duas primeiras etapas foram direcionadas às faixas etárias com maior número de casos. A diferença deste ano é que a campanha tem como alvo os demais grupos que não foram contemplados anteriormente. A segunda etapa, prevista para agosto, será destinada a pessoas de 30 a 59 anos.

Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia explica que todas as salas estarão vacinando seletivamente a população de seis meses a 49 anos de idade, inclusive no dia “D”. Nesta data em específico, os postos funcionarão das 8h às 17, sem interrupção, mas não será administrada dose extra em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.

Postos abastecidos

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) distribuiu 80 mil doses da vacina Tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, aos 246 municípios do Estado. A orientação da pasta é que os municípios aproveitem a realização da campanha para atualizar a Caderneta de Vacinação de seus moradores oferecendo todas as vacinas da rotina para todas as faixas etárias, conforme o esquema recomendado, principalmente nas áreas rurais e de difícil acesso. 

Na capital, 71 postos de saúde estão disponíveis e a lista pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Casos registrados

Em 2019, 14 casos da doença foram registrados em Goiás e em 2020 já houve um registro no mês de janeiro. Devido à confirmação neste ano, Goiás é considerado um Estado com transmissão ativa do vírus. Apenas na capital, em 2019 foram registrados 85 casos suspeitos de sarampo com seis confirmações, 50 descartados e cinco que ainda permanecem em investigação.

Em Goiás, no ano passado, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios. Desses, 176 foram descartados, 14 confirmados e nove ainda seguem em investigação. Este ano, já foram notificados seis casos suspeitos em cinco municípios. Um foi confirmado e os outros cinco ainda estão em processo de análise.

No Brasil, no período de 22 de setembro a 14 de dezembro de 2019, foram notificados 2.710 casos confirmados de sarampo, com 15 mortes, sendo 14 no Estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. 

Doença e sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e altamente contagiosa que pode provocar sérias complicações e levar à morte. A transmissão pode ocorrer por meio da dispersão de gotículas com partículas virais no ar principalmente em locais fechados. Para crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade, o risco de mortalidade é ainda maior.

Entre os sintomas, febre alta, erupções pelo corpo todo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema (manchas vermelhas na pele). A transmissão ocorre de seis dias antes até quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas.

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Encaminhe sua mensagem, assim que possível estaremos te respondendo ;)